A Jesus por Maria: Fé, devoção e atos de caridade.

história do grupo sub tuum praesidium

Esta secão do site retrata uma espécie de autobiografia do Grupo "Sub Tuum Praesidium". Contudo, ao contrário dos conceitos clássicos de autobiografia: não narramos em primeira pessoa, pois o autor da história são muitas pessoas. O protagonista também são muitas pessoas; não existe alguém que conta a sua história, mas um grupo unido que constroi  sua memória, ciente de que não existirá, jamais, a última página. Poderíamos classificar como diário? Creio que não. Diário tem caráter pessoal e se encerra com a morte do diarista. Sub tuum praesidium ( Sob a Vossa Proteção - Consideramos este nome como sendo uma pessoa em  muitas pessoas) jamais morrerá. Trata-se de um corpo de caráter místico, cujos membros encontram-se, sobremaneira, unidos sob a proteção de Nossa  Mãe Santíssima. 

O Grupo Sub Tuum Praesidium foi concebido sobre mares um tanto revoltosos. Como diz a canção: “Se as águas do Mar da vida quiserem te afogar, segura na mão de Deus e vai”... Seguramos a mão de Deus com uma mão e, com a outra, a mão de Nossa Senhora, que nos fora dada como Mãe no momento da Cruz de Cristo: “Ecce Mater tua” (Ioannem 19,27).

Essa mesma Mãe, “Mãe de Deus e Nossa”, aquela que conviveu com os primeiros Apóstolos naqueles primeiros momentos de águas turbulentas foi a Mãe que nos inspirou, nos inspira e nos alimenta, especialmente, por fortalecer nossa fé em Cristo (“Fazei tudo o que Ele vos disser”) e nos conduzir à Eucaristia a partir da meditação dos Mistérios do Santo Rosário.   

 

GESTAÇÃO DO GRUPO

No sétimo dia de abril do ano de 2013, Segundo Domingo da Páscoa (Domingo consagrado à Divina Misericórdia), uma brisa suave passou a flutuar sobre as agitadas águas, acalentando o espírito e trazendo consigo imensa paz.  Paz essa, cujos efeitos parecem ter sido derramados do céu como gotas d’água repletas de inspiração e prudência, sem dispensar a coragem que nos moveu, em nome de Cristo, a desembainhar a Espada de Nossa Senhora, sob cuja proteção nos confiamos.  Animados por essa força de caráter místico e tendo em conta as necessidades e realidades que nos estavam sendo reveladas por alguns irmãos ausentes da “Paróquia Nossa Senhora mãe da Divina Providência”, no dia oito de abril de 2013, todos os mínimos detalhes, a saber: nome, objetivos e formação do grupo; toda a estrutura da paraliturgia; data e horário das reuniões, esquematização do caderno de presença e pauta dos encontros; organização dos atos de caridade (gesto concreto de coleta de alimentos e outros itens); atribuições da equipe de logística e nossa pequena confraternização ao final dos encontros, entre outros detalhes, já estavam milimetricamente desenhados. Com o projeto  em mãos, partimos à prática.

COMUNICADO AO PÁROCO – “IPSIS LITERIS”

Este foi o comunicado enviado ao Revmo. Padre Paulo César, na época, Pároco da “Paróquia de Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência”. 

***

“Boa tarde, Padre Paulo César. Peço a sua bênção.

Escrevo-lhe, respeitosamente, para comunicar-lhe a organização de um grupo que se reunirá mensalmente, para a oração do Terço em família. Tal iniciativa brota do desejo de reunir alguns irmãos que, por circunstâncias diversas, afastaram-se uns dos outros e/ou da fé católica. 

Como não se trata de nenhuma nova Associação, Pastoral ou Movimento (os quais, por força do Direito Canônico ou quaisquer outras normas Eclesiásticas, precisam de regulamentação da Igreja), assumo esta iniciativa por livre vontade. Assim sendo, estamos formando um Grupo Privado, cujo embasamento legal, se dá sob a égide do Direito Canônico (cf. can. 214).  Isto, após refletir exaustivamente junto à Verônica, minha esposa, e alguns outros católicos amigos.  Assim sendo, pedimos que nos abençoe”.

As reuniões serão realizadas, de forma ordinária, nas casas dos participantes do grupo; porém, poderão acontecer nas casas das pessoas que desejarem (queiram, essas mesmas, integrar o grupo ou não). 

Além da oração do Terço, será lido, em cada encontro, um trecho do  “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, seguido de breve reflexão; bem como a possível coleta de alimentos para pessoas necessitadas.

Contamos com o vosso apoio de Sacerdote e irmão em Cristo.

Cordialmente,

Célio”.

Niterói, 08 de abril de 2013.

No dia  14 de abril de 2013, as intenções do nosso grupo foram silenciosamente oferecidas A Deus, em Missa Solene, realizada no Mosteiro de São Bento – RJ,  que contou com a presença (na assembleia) do Revmo. Pe. Rolando Canalini, Pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

 

SOBRE O NOME DO GRUPO: “SUB TUUM PRAESIDIUM” (“Sob a Vossa proteção”).

O nome do nosso grupo é formado pelas três primeiras palavras da primeira oração devotada à Maria (confira a história da oração em: https://sub-tuum-praesidium.webnode.com/ora%C3%A7%C3%A3o2/

De fato, como já dissemos, caminhamos protegidos pela Santíssima Virgem Gloriosa e Bendita; aquela que nos protege de todos os perigos e atende às necessidades dos seus filhos.

A questão do nome em latim não representa pedantismo, pois só desejamos valorizar a beleza (o mais belo para aquele que é o mais Belo – “beleza antiga e sempre nova”, como dissera Santo Agostinho). Com efeito, a Língua Latina é língua oficial da Santa Igreja, maior e mais antiga organização que ainda usa a Língua dos grandes escritores da chamada “Época de ouro do Latim” em variados contextos, especialmente na confecção de documentos oficiais, semi-oficiais e orações. A título de informação, a Cidade do Vaticano possui o único caixa eletrônico do mundo onde as instruções  ao usuário estão em Latim.

Alguns Hebreus do primeiro século, entre eles, obviamente, Jesus Cristo, conheciam bem o idioma da era de Augusto, Imperador Romano que (teoricamente) estabeleceu um período de “paz” em Roma.  Tal paz, contudo, era inferior à verdadeira paz, que é a Paz de Cristo. Paz esta que moveu um Centurião Romano a dobrar-se ao Mestre, dizendo: “Domine, non sum dignus ut intres sub tectum meum; sed tantum dic verbo, et sanabitur anima mea”.  (“Senhor, eu não sou digno que entreis sob minha morada; mas, dizei uma palavra e minha alma será salva”). Repetimos as mesmas palavras, em nosso idioma, em todas as Missas que participamos. Aquele Oficial Romano, que implorou a Jesus a cura de seu servo,  não falava a língua do povo judeu. Porém, Jesus, que ouve e fala aos nossos corações, compreende nossas súplicas em qualquer língua. É justificável, portanto, nomear o nosso grupo fazendo uso de um idioma que nosso Salvador dominava com maestria (“Beleza antiga e sempre nova”).  “Sub Tuum praesidium”  (sob a proteção de Nossa Senhora) é  o nosso nome.

PRIMEIRO ENCONTRO

Nosso primeiro encontro realizou-se no lar do casal Maria Adelaide e Francisco em 20 de abril de 2013, ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Contamos com a presença de 23 (vinte e três) participantes. Nesse mesmo dia, o nome do Grupo foi anunciado a todos os presentes, bem como os nossos propósitos. Ficou acordado, por unanimidade, que os próximos encontros aconteceriam  ordinariamente no primeiro sábado de cada mês, pontualmente às 17h (exceto em caráter de expressiva necessidade, o dia e o horário, extraordinariamente poderiam ser mudados).

Feitas essas observações, conforme já fora dito, toda a sequência seguiu o paradigma inicialmente traçado.

CAMINHANDO

“João disse-lhe: Mestre, vimos alguém que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.

 Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim.

Pois quem não é contra nós, é a nosso favor.

E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.

Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!”(Mc 9, 19-42).

 

Ouvindo essas palavras ditas por Jesus, cremos piamente que Deus está conosco e ouve nossas preces por intercessão da Santíssima Virgem.

Somos um grupo de caráter privado que segue caminhando os passos de Jesus Cristo a quem clamamos: “Salvador do mundo, salvai-nos. Vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição”.  Não queremos, nem podemos, corrigir os males do mundo. Queremos, como cristãos, fazer a nossa pequenina parte, dentro e fora dos muros da Igreja ( conforme nos orienta nosso atual Pontífice, Papa Francisco).

A cada dia, mais pessoas somam-se a nós, que, na verdade, não somos simplesmente mais; somos apenas um.  “Um mais forte”, pois nosso desejo maior é a unidade. Unidade pautada na oração e na caridade. 

BÊNÇÃO DO NOVO PÁROCO: PADRE PEDRO PEREIRA

Antes do primeiro (entre muitos que acontecerão, pela graça de Deus) diálogo com o nosso atual Pároco, Padre Pedro Pereira, O Reverendíssimo Sacerdote de Cristo já havia tomado conhecimento do nosso Grupo por uma carta de apresentação, antes mesmo de assumir sua nova Missão como Pároco da Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

Entretanto, foi no dia 17 de março de 2014 que lhe enviamos uma carta formal convidando-o a participar do nosso próximo encontro, que atinge o marco de um ano de atividades do nosso grupo. Evento que será realizado no Lar do Sr. Francisco e da Sra. Maria Adelaide, onde tudo teve início.

Na última terça-feira, dia 25 de março de 2014, após a Santa Missa, fomos agraciados com a confirmação da presença do Ilmo.  Sacerdote, Pe. Pedro, cujo nome é Pedra.  Deo Gratias!

 ENTREGA DAS DOAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA ACCENTURE TECHNOLOGY VISION

No dia 15 de abril de 2014, as famílias assistidas por nosso Grupo distribuiram as generosas doações de alguns funcionários da ACCENTURE TECHNOLOGY VISION (  https://www.accenture.com/br-pt/technology/technology-labs/Pages/insight-technology-vision-2014.aspx). Que Deus abençoe esses colaboradores e suas famílias. Desejamos que tal exemplo de humanidade, realizado com aval da Accenture, fomente iniciativas semelhantes em outras grandes empresas instaladas em solo brasileiro e em todo o mundo. Amém!   

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!